A Fertilização In Vitro, mais conhecida como FIV pode ser uma opção para aqueles casais que não conseguem ter filhos. O tratamento de reprodução humana assistida é seguro e possui uma chance de sucesso variável conforme a idade da mulher em média 40%. Piora com o avanço da idade. O processo compreende em fecundar o óvulo em laboratório, que posteriormente será inserido no útero.
Para quem é indicada a FIV
A FIV é indicada principalmente se, a mulher possui ausência, bloqueio total ou parcial das trompas, distúrbio na ovulação, mais de 35 anos, endometriose, falência ovariana ou não possui um diagnóstico do motivo da infertilidade. Já no caso de homens, é indicado se ele possui, baixa contagem de espermatozoides, problemas de motilidade ou morfologia dos espermatozoides e ausência de gametas no sêmen. Ou para casais homoafetivos que não obtiveram sucesso em outros tratamentos mais simples.
Como o procedimento da FIV acontece?
O primeiro passo é a realização de exames de diversos tipos. Exames de imagem, hormonais, virais, como Hepatite B e C, AIDs e sífilis. Para potencializar a capacidade fértil da mulher é feita a estimulação dos ovários a partir de medicamentos injetáveis ou por via oral que irão aumentar os níveis hormonais no organismo. A quantidade de medicamentos varia de paciente para paciente, dependendo da sua idade e número de folículos ovarianos. Os folículos são observados por ultrassom para amadurecê-los, quando atingem o tamanho certo, a mulher ingere medicamentos à base de hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG). Esse processo acontece em média em 9 a 12 dias, porém irá depender do caso.
Em seguida, depois de 34 a 36 horas após esse período de estimulação, acontece a captação dos óvulos. Esse procedimento acontece através de uma agulha guiada por ultrassom transvaginal com a paciente sedada, onde acontece a punção ovariana. Então são coletados os óvulos provenientes dos folículos que são colocados em tubos de ensaio e enviados para análise em laboratório. Os óvulos recolhidos são colocados em contato com os espermatozoides e mantidos em um liquido nutritivo até ser concluída a Fertilização In Vitro.
Quando o espermatozoide fecunda o óvulo, o embrião se divide aumentando as células e as agrupando. No quarto dia de fertilização o embrião apresenta o estágio de mórula e no quinto dia acontece o blastocisto, quando se pode biopsiar o embrião. Com isso os melhores embriões podem ser selecionados, com um estudo genético do embrião, aumentando as chances de sucesso e de embriões saudáveis.
E finalmente o embrião é transferido para o útero através de um cateter. Normalmente neste procedimento não é necessário a aplicação de anestesia. É comum que aconteça cerca de 5 dias após a fecundação dos óvulos e após 9 a 12 dias o exame de gravidez deve ser realizado. Em caso de sucesso o médico iniciará o pré-natal.
E através de todas essas etapas é possível se concretizar o sonho de formar uma família, esse procedimento vem sendo utilizado cada vez mais, principalmente por casais com mais de 35 anos. Para mais informações sobre a FIV entre em contato conosco e agende uma consulta.