Correção da Incontinência Urinária Feminina
A incontinência urinária feminina é definida como uma perda involuntária de urina ao tossir, espirrar ou realizar muita força. Ela é classificada de três formas, incontinência urinária de esforço, hiperatividade do detrusor e incontinência urinária mista. A incontinência normalmente afeta mulheres com mais de 20 anos após um grande número de partos normais e mulheres com mais de 60 anos por conta da idade.
Os tratamentos realizados para a correção da incontinência urinária feminina podem variar entre cirúrgicas e não-cirúrgicas (tratamento conservador)
Tratamento comportamental
Uma opção não-cirúrgica é o tratamento comportamental e tem como intuito mudar os hábitos das pacientes para modificar a função da bexiga e melhoramento da força muscular do assoalho pélvico. Os principais passos são:
– Diário miccional: usado para monitorar e identificar os hábitos da paciente. Nele é realizado o registro de frequência miccional, horário, volume, episódios de continência, ingestão de líquidos.
– Treinamento vesical: esse tipo de tratamento consiste em programar horários de micção para que a paciente tenha controle e consiga reduzir os episódios de incontinência.
– Perda de peso: como a obesidade é um dos grandes fatores de riscos que podem levar a incontinência, a perda de peso é indicada para as pacientes
– Obstipação intestinal: pode contribuir para a incontinência, principalmente em casos mais graves.
Treinamento da musculatura do assoalho pélvico
Outra alternativa não-cirúrgica é o treinamento da musculatura de assoalho pélvico, nele é indicado a contração voluntária pelo maior tempo possível e com a maior força que conseguir e então o relaxamento da musculatura perineal. O objetivo desse tratamento é o fortalecimento da musculatura.
Cirurgia de sling
Quando os tratamentos conservadores não funcionam, é necessário optar por tratamentos cirúrgicos como o implante de sling na uretra. Esse procedimento é minimamente invasivo e consiste na introdução de uma fita de polipropeno abaixo da uretra, via vaginal, fazendo com que a resistência uretral aumente e reduza a perda de urina.
Esse tratamento possui uma porcentagem de 70 a 90% de sucesso.
Se você possui sintomas de incontinência urinária, procure um médico, o tratamento é simples e pode melhorar sua qualidade de vida.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!