Miomas uterinos: sintomas, diagnóstico e tratamento.
O que são?
Os miomas uterinos são pequenos tumores formados por tecido muscular que se desenvolvem no útero. Esses nódulos são benignos e costumam acometer mulheres em idade reprodutiva. A causa mais provável é uma predisposição genética.
Os miomas podem ser divididos em:
– Subserosos: que se desenvolvem na parte mais externa do útero;
– Intramurais: que se desenvolvem na no meio da parede uterina;
– Submucosos: que se desenvolvem na parte mais interna do útero;
Quais os principais sintomas?
Os miomas podem ser assintomáticos quando pequenos. A maioria pode causar um aumento no fluxo menstrual e provocando anemia. Apesar de o mioma não causar o aumento de gordura corporal, pode provocar um aumento na região abdominal. Além disso, pode causar dor pélvica, aumento na frequência urinária, retenção de urina, constipação e compressão de vasos pélvicos. Também pode ser um problema para mulheres que desejam engravidar, já que o nódulo miomatoso pode obstruir as trompas. Já em mulheres grávidas, os miomas podem levar ao abortamento ou parto prematuro, efeitos que podem ser evitados com tratamento terapêutico adequado.
Como ocorre o diagnóstico?
O diagnóstico pode ser feito a partir das queixas da paciente ou pelo exame de rotina ginecológico. A confirmação do diagnóstico é realizada após uma ultrassonografia transvaginal, no exame é possível visualizar exatamente a localização e o tipo de mioma. Em caso de dúvida no diagnóstico, uma ressonância magnética será esclarecedora do diagnóstico.
Quais os tipos de tratamento?
O tratamento para miomas varia de mulher para mulher. Outro fator que faz o tratamento ser individualizado é o tamanho e posição do mioma ou miomas. Quando pequenos, a mulher é orientada a acompanhar o desenvolvimento do nódulo e iniciar um tratamento clínico de bloqueio da menstruação para que ele não aumente de tamanho rapidamente.
Já em casos de miomas maiores e que atrapalham a fertilidade ou provocam anemia na mulher, o tratamento indicado é o cirúrgico. O procedimento é chamado de miomectomia e pode ser realizado através de videolaparoscopia, cirurgia robótica, laparotomia, histeroscopia cirúrgica ou embolização.
Como miomas podem provocar grande desconforto e até mesmo, podem impedir uma gravidez, é necessário que toda mulher mantenha uma rotina de exames periódicos e consultas com um ginecologista, para evitar ou tratar esse e outros problemas.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!