Endometriose
A endometriose é a localização anormal de tecido endometrial que é a que reveste a parede interna do útero. Nessa condição, as suas células migram para o sentido oposto e acabam aderindo nos ovários, cavidade pélvica ou abdominal, ao invés de serem expulsas durante a menstruação. Não existem explicações concretas sobre a causa dessa condição, porém é especulado que pode se tratar de uma doença genética, uma deficiência no sistema imunológico ou um refluxo do sangue através das tubas uterinas. Pode ser hereditária.
Os sintomas da endometriose
O principal sintoma da endometriose é uma excessiva cólica menstrual, chamada dismenorreia, que em níveis elevados da doença pode causar um aumento da intensidade da dor, podendo interferir na rotina e afazeres da mulher.
Outro sintoma é a dor durante relações sexuais, conhecida como dispareunia.
Também pode acorrer, ao urinar ou evacuar, dor e sangramentos durante o ciclo menstrual.
Por último, a infertilidade é um sintoma da endometriose. Por isso é considerada a doença que mais causa infertilidade feminina.
A endometriose incide em 10% das mulheres no mundo, entre as inférteis, incide em 50%.
Como ocorre o diagnóstico da endometriose
Essa doença pode ser diagnosticada de diversas formas, o exame ginecológico deve ser considerado após suspeita da doença. Alguns exames podem ser feitos, entre eles a visualização das lesões por laparoscopia, ultrassom endovaginal, ressonância magnética e um exame sanguíneo. O método mais confiável de diagnóstico é a laparoscopia, pois, permite biopsiar os tecidos confirmando com exame anatomopatológico.
Como ocorre o tratamento da endometriose
Por se tratar de uma doença crônica que retrocede naturalmente com a chegada da menopausa, causado pela queda nas produções dos hormônios femininos, existem algumas formas de tratamento.
O uso de medicamentos como pílula anticoncepcional e análogos do GnRH são indicados para mulheres jovens, com o intuito de suspender a menstruação.
Porém, em casos mais avançados ou mais complicados, os focos de endometriose devem ser retirados cirurgicamente. Uma opção radical de tratamento seria a remoção dos ovários e do útero se a mulher já tiver os filhos que deseja.
Mulheres com endometriose podem engravidar?
De modo geral, sim. Mesmo com endometriose, é comum perceber mulheres engravidando. Porém é importante ressaltar que o tratamento deve ser feito mesmo que a gravidez seja possível. E é válido relembrar que cerca de 15% a 45% das pacientes com endometriose podem ter dificuldade de engravidar, por isso o tratamento é mais do que indicado em qualquer tipo de caso.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!